Search
Close this search box.

Trilha Sonora de Filmes em Declínio nos EUA: ‘Barbie’ e ‘Moana’ Resistindo

A indústria musical é conhecida por suas constantes mudanças, mas um setor específico parece estar enfrentando um declínio significativo: as trilhas sonoras de filmes e animações. De acordo com a Billboard, essas trilhas sonoras estão em queda nos Estados Unidos, com apenas dois álbuns permanecendo na cobiçada lista Billboard 200: “Barbie: The Album” e “Moana”.

“Barbie: The Album” ocupa a posição 162, permanecendo no chart por 52 semanas, enquanto “Moana” está na posição 165, com impressionantes 380 semanas acumuladas na lista dos álbuns mais vendidos nos EUA. Esta é a primeira vez em mais de sete anos que a trilha sonora de melhor classificação na Billboard 200 chega a uma posição tão baixa.

A análise da Billboard 200, que utiliza dados de consumo multimétrico aferidos em unidades de álbuns equivalentes pela Luminate, inclui vendas de álbuns, álbuns equivalentes em faixas (TEA) e álbuns equivalentes em streaming (SEA). No passado, trilhas sonoras como “La La Land”, “Fifty Shades Darker”, “Moana” e “Guardians of the Galaxy Vol. 2” frequentemente apareciam no TOP 20, mas essa tendência mudou.

A pandemia de coronavírus desacelerou o lançamento de filmes de sucesso, impactando diretamente a popularidade de suas trilhas sonoras. Em 2021, houve pelo menos 22 semanas em que nenhuma trilha sonora figurou no TOP 100 da Billboard 200.

Enquanto as trilhas sonoras enfrentam dificuldades, algumas exceções ainda brilham. A terceira temporada de “Bridgerton”, da Netflix, por exemplo, acaba de lançar a primeira parte de sua trilha sonora, disponível nas plataformas digitais pela Universal Music. A trilha sonora de “Bridgerton” é uma combinação de música orquestral e clássica com covers de músicas populares contemporâneas, criada pelo compositor vencedor do Oscar, Kris Bowers.

Apesar do declínio geral, lançamentos como “Bridgerton” mostram que ainda há espaço para inovação e sucesso nas trilhas sonoras, mesmo em tempos desafiadores para o setor.

4o

Mais Matérias

Pesquisar...