Prefeitura do Rio lança Operação Verão para reforçar segurança e ordenamento nas praias e parques da cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, nesta sexta-feira (5), a Operação Verão, que contará com mais de mil agentes atuando no ordenamento urbano, no patrulhamento preventivo e no controle do trânsito durante a alta temporada. A ação tem como objetivo garantir mais segurança e fluidez no deslocamento de cariocas e turistas, além de fiscalizar irregularidades na orla e em áreas de lazer da cidade.

As equipes atuarão não apenas nas praias das zonas Sul e Oeste, mas também no Parque Madureira Mestre Monarco, Parque Radical de Deodoro, Parque Oeste, Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Olímpico Rita Lee, Parque Carioca da Pavuna, na orla da Ilha do Governador e em Paquetá. A operação envolve a Secretaria de Ordem Pública (Seop), CET-Rio, Guarda Municipal e Secretaria de Transportes.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior, o foco principal é manter o ordenamento nos espaços públicos.

“Não serão permitidos nas areias das praias acampamentos, garrafas de vidro, churrasqueiras e caixas com som amplificado, conforme decreto municipal publicado em maio. Também vamos intensificar a fiscalização dos ambulantes não autorizados. São ações indispensáveis para que tenhamos uma alta temporada com convivência harmônica entre cariocas e turistas”, afirmou.

Regras e fiscalização na faixa de areia

De acordo com o Decreto Municipal nº 56.160, de 28 de maio de 2025, cerca de 350 agentes da Seop vão reforçar a organização nas praias, com apoio de dois drones nos fins de semana para monitorar barracas e identificar irregularidades. A fiscalização também vai coibir guardadores ilegais de carro (flanelinhas), vendedores ambulantes sem licença e depósitos clandestinos.

A Guarda Municipal destacará 468 agentes para o ordenamento urbano e 186 para o trânsito, com apoio de 65 viaturas. Haverá ainda distribuição de pulseiras de identificação para crianças, a fim de prevenir casos de desaparecimento nas praias.

Mobilidade e transporte

A Secretaria de Transportes vai ampliar as viagens de ônibus em direção às praias nos fins de semana ensolarados, especialmente entre 15h e 21h. Em caso de chuvas fortes, já há rotas alternativas mapeadas para evitar transtornos causados por alagamentos.

O ordenamento do trânsito terá reforço diário de 68 agentes da CET-Rio, principalmente em áreas de maior fluxo turístico, como a Zona Sul, Barra da Tijuca, Guaratiba e Zona Portuária.

Coordenada pela Prefeitura, a Operação Verão busca garantir que moradores e visitantes possam aproveitar com mais segurança e tranquilidade as praias e parques da cidade durante os próximos meses.

Mais Matérias

Pesquisar...