Rio de Janeiro lidera crescimento da movimentação portuária no primeiro semestre de 2025

O Porto do Rio de Janeiro registrou um volume histórico de 8,4 milhões de toneladas movimentadas no primeiro semestre de 2025, um aumento de 24,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado coloca o estado em destaque no cenário portuário nacional.

Para o governador Cláudio Castro, os números positivos refletem o impacto do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Energia e Economia do Mar, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos. “São números que precisamos comemorar e também trabalhar ainda mais para aumentar a movimentação nos portos. Eles mostram que estamos no caminho certo para fortalecer a economia do estado e criar novas oportunidades de trabalho”, afirmou.

Além do Porto do Rio, o estado conta com os portos de Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e o Porto do Açu, que juntos contribuem para o protagonismo fluminense no setor.

No âmbito nacional, os portos brasileiros movimentaram mais de 653,7 milhões de toneladas de carga no primeiro semestre de 2025, com destaque para junho, que registrou 120,4 milhões de toneladas — o maior volume para o período desde o início da série histórica, em 2010. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas cargas em contêineres, que somaram 78,1 milhões de toneladas, alta de 6,17% em relação ao primeiro semestre de 2024.

Mais Matérias

Pesquisar...