O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Guilherme Delaroli (PL), deu início ao processo de transição do comando da Casa fluminense. A medida foi oficializada por meio de um ato da Mesa Diretora, publicado em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (12), que instituiu a comissão responsável por conduzir as mudanças administrativas ao longo dos próximos 15 dias.
Delaroli assumiu a presidência da Alerj após o afastamento do deputado Rodrigo Bacellar (União), determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo do processo de transição é garantir que o presidente em exercício tenha acesso integral às informações necessárias para assegurar a continuidade das atividades administrativas e legislativas do Parlamento estadual.
Com a instalação da Comissão de Transição de Gestão, Delaroli passou a ter acesso a dados estratégicos da Casa, incluindo contratos em vigor, serviços e fornecimentos em execução, ações administrativas, contas públicas e outros documentos considerados essenciais para o funcionamento da Alerj.
A comissão foi presidida por Luciano Martins Abreu e contou com a participação de Pedro Ricardo Ferreira Queiroz da Silva e Marcos Oliveira dos Santos, além do apoio do diretor-geral da Alerj, responsável por auxiliar nos trabalhos técnicos e administrativos.
O afastamento de Rodrigo Bacellar ocorreu na quarta-feira (9), como parte de um conjunto de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada após desdobramentos da operação Unha de Carne, conduzida pela Polícia Federal, que apura o suposto vazamento de informações sigilosas de uma investigação que resultou na prisão do então deputado estadual TH Joias.


