Ronda Maria da Penha esteve em Éden para alertar sobre a violência contra a mulher
A Guarda Civil de São João de Meriti realizou, nesta quarta-feira (27/08), uma ação de conscientização sobre a violência contra a mulher no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Éden. A iniciativa faz parte das atividades do Agosto Lilás e contou com a participação da coordenadora da Ronda Maria da Penha, Osiane Santos, além de psicólogos especialistas na área.

Durante o encontro, foram debatidas as diversas formas de violência que atingem as mulheres, com destaque para a necessidade de ampliar o entendimento de que os abusos não se restringem apenas à agressão física. Osiane reforçou a importância de levar o debate para diferentes regiões do município.
“O nosso objetivo é trazer reflexões, falar sobre os direitos das mulheres, as possibilidades de representação, de como podem sair desse círculo vicioso e também como alertar quem está ao seu redor e sofre com isso”, afirmou a coordenadora.
A ação foi bem recebida pela comunidade. A moradora de Éden, Luiza Teixeira, destacou a relevância da iniciativa. “Essas palestras são essenciais para as mulheres ficarem alertas e saberem dos seus direitos. Quanto mais gente tendo acesso às informações, melhor”, disse.
As atividades do Agosto Lilás, promovidas pela Ronda Maria da Penha, seguem acontecendo em diferentes pontos de São João de Meriti, fortalecendo a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.


