Segurança Presente diminui índices de criminalidade em uma década de atuação

Loading

O programa Segurança Presente, uma iniciativa pioneira do Estado do Rio de Janeiro, comemora uma década de eficácia e resultados notáveis. Em uma entrevista exclusiva concedida ao jornal O DIA, o secretário de Estado de Governo, André Moura, revelou detalhes sobre os avanços mais recentes do programa, destacando o treinamento de 50 agentes para operar drones, visando reforçar as áreas de atendimento.

“O Segurança Presente já utiliza a tecnologia que hoje é replicada pela Secretaria de Segurança Pública, tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Civil. Foi uma iniciativa nossa do Segurança Presente e agora vamos inovar, trazendo os drones para todas as nossas bases, o que é uma maneira de atuar ainda melhor e mais eficientemente”, destacou o secretário.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Segurança Presente tem sido um pilar fundamental na estratégia de segurança pública do estado. Em suas palavras ao jornal O DIA, o Secretário André Moura ressaltou a importância do programa, não apenas na percepção do povo fluminense, mas também como um modelo a ser seguido em todo o país. Ele enfatizou o caráter de proximidade da polícia, que não apenas combate o crime, mas também atende e apoia a população de forma ampla.

“Nós temos sido procurados por vários governos para levar esse modelo bem-sucedido de uma polícia de proximidade, que tem, logicamente, uma abordagem totalmente diferente, uma abordagem de atendimento ao cidadão, mas, principalmente, uma polícia que tem quebrado recordes, números cada vez melhores, graças ao trabalho do Segurança Presente”, afirmou o secretário.

Durante anos de atuação, o programa expandiu-se significativamente, alcançando um alcance abrangente. Com 40 bases operacionais, sendo 19 inauguradas nos últimos três anos, e um contingente de quase quatro mil homens e mulheres nas ruas, o Segurança Presente ampliou sua presença em diversas áreas do estado. Além disso, o investimento em tecnologia tem sido uma prioridade, com a incorporação de drones para melhorar ainda mais a eficiência das operações.

“Graças à atuação do Segurança Presente, onde estão localizadas as nossas 40 bases, os números de assaltos, roubos e furtos têm diminuído cada vez mais, e o governador Cláudio Castro tem enfatizado e investido cada vez mais nesse programa. Para você ter uma ideia, no início da gestão do governador Cláudio Castro, tínhamos apenas 21 bases, hoje temos 40, e o número de agentes nas ruas aumentou de cerca de mil para quase quatro mil”, afirmou o secretário.

O sucesso do Segurança Presente não se limita apenas à redução dos índices de criminalidade. O programa possui uma importante vertente social, com aproximadamente 70 assistentes sociais trabalhando junto às comunidades atendidas.

“Temos também um papel social. A equipe, composta por quase 70 assistentes sociais, enxerga o ser humano como um todo. Isso é exatamente o caminho certo, assistentes sociais que fazem a diferença no Segurança Presente, um diferencial que hoje serve de exemplo para outros estados”, disse o secretário.

Esses profissionais desempenham um papel crucial na identificação e abordagem das causas subjacentes à criminalidade, trabalhando em estreita colaboração com as famílias para oferecer suporte e assistência.

“Esse trabalho bem-sucedido é uma realidade nas áreas de atuação, nessa polícia de proximidade, nas áreas comerciais, nas áreas turísticas, que são atendidas. Os números têm sido cada vez melhores na redução de assaltos e outros crimes, graças à eficiência de toda a equipe, todo o trabalho realizado pelos nossos homens e mulheres da polícia, assistentes sociais e agentes civis”, afirmou o secretário.

Questionado sobre o futuro do programa, o secretário André Moura destacou o compromisso do governo em expandir ainda mais o Segurança Presente, levando-o a novas localidades e fortalecendo parcerias com prefeituras e iniciativa privada. Novos investimentos estão sendo direcionados para modernizar e aprimorar ainda mais o programa, garantindo que ele continue a oferecer segurança e assistência à população fluminense.

“Em uma década de existência, o Segurança Presente demonstrou que é possível combinar eficácia no combate ao crime com uma abordagem humanizada e pró-ativa. Seus resultados positivos e sua abordagem inovadora servem de exemplo não apenas para outros estados brasileiros, mas também para programas de segurança pública em todo o mundo”, finalizou o secretário de Estado de Governo, André Moura.

Loading

Mais Matérias

Pesquisar...