Angra finaliza entrega do Cartão Recomeçar

Loading

Exatamente dois meses após as chuvas do dia 8 de dezembro de 2023, Angra dos Reis concluiu a entrega dos 1726 cartões destinados às famílias afetadas pelas chuvas nos bairros Bracuí e Belém. Este momento representa um recomeço para as famílias que tiveram suas residências atingidas. A terceira e última fase de distribuição ocorreu na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, onde 620 moradores receberam pessoalmente o Cartão Recomeçar.

“Fechamos hoje as três etapas de entrega do Cartão Recomeçar, e fiz questão de estar presente em todas elas. Embora o valor não seja alto, é uma ajuda enviada pelo Governo do Estado para os moradores afetados pelas chuvas, e devemos agradecer muito essa parceria. Este cartão representa um passo importante para essas famílias recomeçarem e reconstruírem suas vidas”, destacou o prefeito, Fernando Jordão.

O benefício concedido é de R$ 3 mil, entregue por meio de um cartão magnético. Destina-se à compra de eletrodomésticos da linha branca, materiais de construção e móveis. Na primeira entrega dos cartões, em 30 de janeiro, 481 famílias foram beneficiadas, na segunda fase, em 5 de fevereiro, foram entregues 625 cartões, e hoje, 620 cartões foram entregues, finalizando a lista enviada pelo Governo do Estado.

Dona Regina Célia, residente no bairro Belém há 47 anos, expressou sua gratidão pelo auxílio recebido: “O armário da minha casa foi embora com a chuva. Sei que com o valor do cartão não consigo comprar tudo o que perdi, mas com o uso adequado do benefício, é possível adquirir várias coisas. Estou muito feliz por receber essa ajuda”, comemorou a aposentada de 67 anos.

Todas as famílias cadastradas para receber o benefício têm sido acompanhadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. O município é responsável pelo cadastramento e entrega dos cartões. O Cartão Recomeçar é concedido uma única vez para cada família, e apenas um membro de cada núcleo familiar pode recebê-lo. Deve ser utilizado dentro de seis meses a partir da data de recebimento, sendo bloqueado após o prazo estipulado.

“Concluímos hoje as 1726 entregas dos cartões às famílias afetadas pelas chuvas de dezembro. Esperamos que, com esse benefício, as pessoas possam começar a reconstrução de seus lares. Foi um trabalho em conjunto para conseguirmos entregar todos os cartões o mais rápido possível, pois reconhecemos a necessidade das pessoas e a utilidade desse benefício”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê.

O Cartão Recomeçar é destinado às famílias com renda de até meio salário-mínimo por pessoa ou com renda total de até três salários-mínimos. Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter o cadastro atualizado e regularizado, residir em Angra e, principalmente, ter tido a moradia diretamente atingida por enchentes, deslizamentos ou desabamentos, comprovados pela Defesa Civil ou outro órgão municipal.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...