Niterói Celebra 450 Anos e Inaugura Restaurante Popular na Zona Norte

Loading

Nesta quarta-feira (22), Niterói comemora 450 anos desde sua fundação, quando era conhecida como Aldeia de São Lourenço dos Índios. Em celebração a esse marco, a Prefeitura de Niterói inaugurou o Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no Fonseca. Este novo espaço inclui uma área destinada à Escola de Formação em Gastronomia, a primeira de caráter público em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda unidade do Restaurante Popular em Niterói, sendo responsável também pela unidade municipalizada no Centro. O prefeito Axel Grael destacou a importância do espaço, não apenas para fornecer refeições acessíveis, mas também como uma oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho.

O Restaurante Popular da Zona Norte recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus, reconhecida escritora negra da literatura brasileira. O espaço será uma referência para a cidade, oferecendo não apenas comida de qualidade, mas também cursos de gastronomia e oportunidades de capacitação profissional.

A obra, realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), conta com dois pavimentos. O primeiro é dedicado ao restaurante, com capacidade para servir até 2 mil refeições diárias. O segundo abriga a Escola de Formação, com uma cozinha pedagógica para qualificar os alunos nos cursos de Gastronomia, Padaria e Serviço para Bares e Restaurantes.

Este projeto faz parte da transformação da Zona Norte, integrando o Plano Niterói 450 Anos. Outros investimentos, como a dragagem do Canal de São Lourenço e o novo Terminal Rodoviário do Caramujo, também estão inseridos no plano de desenvolvimento da cidade.

A celebração dos 450 anos incluiu uma missa na Igreja de São Lourenço dos Índios, local histórico onde a cidade teve seu início. O prefeito Axel Grael ressaltou a importância de continuar construindo uma cidade que busque justiça social e acolhimento aos que mais necessitam. A celebração, conduzida pelo arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, reuniu moradores locais e autoridades municipais.

“Viva Niterói, que venham os próximos 450 anos”, destacou o prefeito Axel Grael, ressaltando a responsabilidade de cada geração em contribuir para o avanço e desenvolvimento contínuo da cidade.

Loading

Mais Matérias

Pesquisar...