Search
Close this search box.

PROCON MAGÉ ALERTA CONSUMIDORES PARA LEI QUE PROÍBE A DISTRIBUIÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS NO RJ

A partir desta quarta-feira (26), entra em vigor a Lei Estadual nº 8006/2018, que proíbe a distribuição gratuita ou venda dos modelos descartáveis de sacolas plásticas em lojas e supermercados do Rio de Janeiro. Os estabelecimentos deverão oferecer sacolas confeccionadas com material reciclável ou biodegradável.

A determinação começa a valer a partir desta quarta-feira para os grandes estabelecimentos, enquanto as microempresas terão até o fim do ano para realizar a adaptação. A Lei tem como objetivo reduzir o impacto causado ao meio ambiente pelas sacolas plásticas, que levam cerca de 100 anos para se decompor. No estado do Rio de Janeiro são produzidas 4,5 bilhões de sacolas plásticas convencionais por ano.

Atento às necessidades do consumidor, o Procon Magé recomenda que os clientes levem as bolsas retornáveis – ecobags – de casa para acondicionarem suas compras ou adquira modelos reutilizáveis cinza ou verde – que dura até 50 compras. Até dezembro, os estabelecimentos irão distribuir gratuitamente aos clientes duas sacolinhas recicláveis a cada compra. Quem quiser mais, terá de pagar oito centavos por cada unidade. A partir de janeiro do ano que vem, todas as sacolas serão cobradas.

VIA: Canal Magé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...