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Marketing é tudo

By Marcelo Moreyra

Há relatos que o marketing em essência tem a sua origem indefinida, já que relatos da Bíblia demonstravam práticas de comércio desde o império Romano. Autores consagrados afirmam que o marketing intrinsecamente identifica e satisfaz as necessidades dos indivíduos através de uma relação de troca (entre grupos, empresas, pessoas etc.) satisfatória.

O ET Steve Jobs detestava a palavra marketing, que para ele, o “marketing é quando você tem que vender para alguém. Se você não está fornecendo nenhum valor, se você não está educando essas pessoas sobre o produto, ou ajudando-os a aproveitar o máximo do produto, você está vendendo. E não é assim que as coisas deveriam ser”.

Filosoficamente, o marketing pressupõe uma relação de troca (com valor) entre pessoas.
No livro “Marketing 3.0”, Kotler cita as três fases/eras do marketing: a) Revolução Industrial (1900): marketing 1.0, era do marketing centrado nos produtos; b) Tecnologia da Informação (1990): marketing 2.0, era do marketing centrado no consumidor; c) Era dos consumidores altamente conscientes (2010 em diante): marketing 3.0, era do marketing centrado no ser humano.

Atualmente, muitas empresas estão trabalhando com muitas ações de responsabilidade socioambiental, sustentável, etc. Essas ações envolvem os stakeholders (comunidade, acionistas, clientes). Empresas como a Dudalina, Grupo Ser Educacional e Uber exercem várias ações de cunho social e contribuem para o desenvolvimento dos seus stakeholders. O marketing 3.0 desempenha um papel importante nas organizações, visto que os consumidores passam a se preocupar com os problemas e as mazelas da sociedade (educação, saúde, meio ambiente, etc.). Sendo assim, cabem as empresas não apenas utilizar ações sociais como estratégia de marketing, mas utilizá-las como uma filosofia/cultura de trabalho no século XXI.

Encerro este capítulo com a frase de Peter Drucker, no qual, destaca que o “objetivo de marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho”.

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