Search
Close this search box.

Ventos de 260 km/h do furacão Dorian devem causar danos dramáticos às Bahamas

O furacão Dorian ganhou força neste domingo (1) e atingiu a categoria 5, a máxima possível, com ventos de 267 km/h um pouco antes de atingir as Ilhas Ábaco, nas Bahamas, informaram os meteorologistas.

“#Dorian é agora um furacão de categoria 5”, anunciou no Twitter o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano, que tem sede em Miami. “A parede do olho deste furacão catastrófico está a ponto de atingir as Ilhas Ábaco, com ventos devastadores”, completou o NHC.

O fenômeno, que avança lentamente, deve permanecer sobre as Bahamas neste domingo e por boa parte de segunda-feira (2), provocando chuvas fortes e ondas de 3 a 4,5 metros de altura, segundo as previsões.

Bahamas está em uma situação “muito perigosa”, afirmou Ken Graham, diretor do NHC, em uma transmissão pelo Facebook. Ele fez um apelo para que os moradores cumpram as medidas de segurança das autoridades locais.

O olho do ciclone estava localizado a cerca de 360 km a leste de Palm Beach, na Flórida, para onde deve seguir depois de deixar as Bahamas. A categoria 5, a mais alta na escala de Saffir-Simpson, usada para medir esse tipo de tempestade, é a mesma do furacão Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleans em 2005, e de Irma e Maria, que causaram desolação a populações do Caribe em 2017.

Com informações da AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...