Search
Close this search box.

MAGÉ SEDIA REUNIÃO DO CONSELHO DA BAIXADA VERDE

Representantes do Conselho da Baixada Verde se reuniram na manhã desta quinta-feira (28) no Palácio Anchieta, sede do governo de Magé, para fechar o planejamento dos produtos turísticos dos 10 municípios que compõem o projeto, que será apresentado à Secretaria Estadual de Turismo na próxima semana.

“Essa reunião extraordinária foi marcada para tratarmos de assuntos inerentes ao desdobramento da reunião que tivemos com o secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite, na semana passada. Ele fez algumas sugestões de pauta para refletirmos sobre o desenvolvimento de produtos verdes e o contexto do turismo da Baixada Verde. Definimos hoje, os segmentos que vamos trabalhar, para que a Secretaria Estadual faça articulações com o Sebrae, a Firjan e outras instituições que vão nos ajudar na capacitação do trade de Turismo”, explicou Kléber Rodrigues, vice-presidente do Conselho e secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.

Os produtos são divididos em três categorias: consolidados, em consolidação e projeto. Na primeira, os produtos estão prontos para receber turistas e já funcionam com geração de renda. Em consolidação são os produtos que ainda precisam de sinalização, de melhorias e detalhes que custam muito recurso. Já no projeto são futuros produtos que têm potencial turístico, mas que precisam de investimento.

Na reunião os membros do Conselho também falaram sobre os polos gastronômicos, o turismo rural, a identidade visual no trabalho dos artesãos e dos planos municipais de cada região. As cidades que fazem parte do Baixada Verde são Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

Magé é um dos três municípios que estão com o trabalho adiantado e tem o plano municipal formado. O turismo religioso da cidade despertou o interesse do secretário Otávio Leite, na reunião que aconteceu em São João de Meriti e já tem uma visita técnica agendada no município.

“O secretário ficou fascinado pela quantidade de igrejas históricas, nossos Quilombos, o Parque dos Orixás e o Morro do Bonfim, que em breve terá um evento no calendário anual do Estado. A assessoria técnica da Secretaria virá ao nosso município no dia 9 de abril para percorrermos nossos pontos turísticos religiosos. Estamos em busca de trazer benefícios para nosso município e mostrar nosso potencial turístico para o mundo”, finalizou o secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Wagner Rosa.

VIA: Canal Magé

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...