O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (SECID), publicou nesta quarta-feira (03/12), no Diário Oficial, a homologação da licitação que vai permitir o início das obras de duplicação do Viaduto de Belford Roxo. A intervenção ampliará a ligação entre o bairro Guaraciaba e a cidade de Mesquita, pela Avenida Coelho da Rocha (BNH), passando sobre a Rodovia Presidente Dutra — um dos pontos mais críticos de trânsito da Baixada Fluminense.
Fim do engarrafamento
A duplicação é aguardada há anos pela população e promete solucionar o histórico gargalo de tráfego na região. Para o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, o impacto será direto no desenvolvimento econômico do município.
“Tenho certeza que essa obra, que é histórica, irá beneficiar futuras gerações e ajudará muito no desenvolvimento de Belford Roxo. Muitas empresas irão se instalar aqui, gerando emprego e renda para o povo. Muitas empresas não se instalavam no município em função do engarrafamento causado pela falta dessa obra. Mas isso será resolvido em breve. Agradeço ao secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas, que tem ajudado muito Belford Roxo, e também ao governador Cláudio Castro por tudo que têm feito pela nossa cidade”, afirmou.
Termo de cooperação
Segundo o Termo de Cooperação firmado entre a SECID e a Prefeitura de Belford Roxo, a duplicação do viaduto faz parte de um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura urbana e ao aprimoramento da mobilidade no município. A medida também reforça a integração viária com Mesquita, ampliando o fluxo de veículos e melhorando o deslocamento de trabalhadores e moradores entre as duas cidades.


