Polícia Civil apreende 10 toneladas de fios em megaoperação contra ferro-velho clandestino no Complexo da Pedreira

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação “Caminhos do Cobre”, que resultou na apreensão de 10 toneladas de fios e materiais metálicos furtados, encontrados em um dos maiores ferros-velhos clandestinos do estado, localizado no Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio. O local era utilizado para receptar itens roubados de empresas de energia, transporte e telecomunicações.

A ofensiva, coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio da DRFA (Roubos e Furtos de Automóveis) e da DRFC (Roubos e Furtos de Cargas), utilizou cinco veículos blindados para garantir o acesso e a segurança da operação. Para entrar no ferro-velho, os agentes precisaram usar alicates para romper barreiras improvisadas.

Dez pessoas foram presas, entre elas Wuandreson Willian Faliz da Silva e Washington Faliz da Silva, apontados como os principais responsáveis pelo esquema criminoso. Segundo a Polícia Civil, os irmãos têm passagens por roubo de veículos, cargas e receptação qualificada. Eles também mantinham ligações com o tráfico de drogas da região, que fornecia apoio logístico e proteção para o funcionamento do ferro-velho.

Além das toneladas de fios de cobre, os policiais apreenderam baterias estacionárias, modens de propriedade de empresas e outros materiais ligados a concessionárias de serviço público. “São 10 toneladas de materiais de concessionárias de serviço público: fios de cobre, baterias estacionárias, modens de propriedade de empresas, além da prisão em flagrante de alvos da operação”, afirmou o delegado Jefferson Ferreira.

Durante o cumprimento dos mandados, uma mulher que era responsável pelos veículos usados no transporte do material roubado também foi presa. Um terceiro homem foi detido por associação ao tráfico. Outros dois locais foram identificados como desmanches de veículos no mesmo complexo. Três carros roubados foram recuperados, bem como três carcaças, e dois criminosos foragidos da Justiça foram capturados.

As investigações começaram em dezembro do ano passado, após o furto de cabos da rede ferroviária da Supervia, que paralisou nove estações. O material roubado foi localizado posteriormente em um veículo, o que levou os investigadores a rastrear o destino final da carga e descobrir o funcionamento do ferro-velho clandestino.

Também estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão na Baixada Fluminense, em endereços associados ao esquema de receptação. Durante a operação, duas unidades de saúde da região da Pedreira precisaram ser fechadas preventivamente por medida de segurança.

Até a última atualização da reportagem, a defesa dos suspeitos ainda não havia sido localizada. As investigações continuam, e a polícia busca identificar outros envolvidos na cadeia criminosa.

Mais Matérias

Pesquisar...