Paracambi intensifica combate à dengue com mutirões, fumacê e reforço no hospital municipal

Prefeitura une esforços com o Governo do Estado para conter avanço da doença e proteger a população

A Prefeitura de Paracambi deu início, nesta terça-feira (06), a uma ampla mobilização para conter o avanço da dengue no município. Diante do aumento expressivo nos atendimentos por sintomas da doença, a administração municipal, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, lançou um pacote de ações emergenciais que incluem mutirões, uso do fumacê, reforço no sistema de saúde e campanhas educativas.

O Hospital Municipal Adalberto da Graça, principal referência de atendimento na cidade, está recebendo reforços na equipe de triagem e no quadro clínico, com a contratação de novos médicos e enfermeiros. A medida visa atender de forma mais ágil a população e desafogar o sistema de saúde, que vem enfrentando forte demanda.

Foto: Darlinson Soares / PMP

Nas ruas, a principal frente de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é o carro fumacê, que está percorrendo os bairros em horários estratégicos para eliminar os focos do inseto. Além disso, agentes de saúde estão realizando visitas domiciliares para orientar os moradores sobre os cuidados necessários e como evitar a proliferação do mosquito. As escolas também estão sendo mobilizadas com palestras e atividades educativas voltadas à prevenção.

Outra ação de destaque é o programa “Bota Fora”, que tem como objetivo promover o descarte correto de objetos que acumulam água, como pneus, garrafas e móveis velhos. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e da Companhia de Desenvolvimento de Paracambi (Comdep) estão circulando pelos bairros recolhendo os materiais deixados nas calçadas pelos moradores.

A secretária municipal de Saúde, Monique Pimentel, ressaltou a importância do engajamento da população no enfrentamento à doença. “O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Precisamos da colaboração dos moradores para eliminar os criadouros do mosquito e evitar que o número de casos continue crescendo”, destacou.

Mais Matérias

Pesquisar...