Search
Close this search box.

Operação policial no Complexo da Maré suspende aulas e serviços de saúde pelo 4º dia

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2024 – Cerca de 900 alunos ficaram sem aulas na manhã desta quinta-feira no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, devido a mais uma etapa da operação conjunta da Polícia Civil e da Prefeitura do Rio para demolir um condomínio erguido por criminosos na comunidade.

Para garantir a segurança de alunos e funcionários, as aulas foram suspensas nas escolas da região pelo quarto dia consecutivo. A operação, que visa combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, teve início na quarta-feira, 14 de agosto.

Escolas Fechadas

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que duas escolas precisaram ser fechadas na região da Maré, afetando aproximadamente 900 estudantes no turno da manhã. A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que 15 escolas já estão abertas, enquanto as demais estão avaliando as condições de atendimento, podendo haver atrasos no horário de entrada dos alunos.

Unidades de Saúde com Funcionamento Suspenso

A Clínica da Família (CF) Jeremias Moraes da Silva suspendeu o funcionamento na manhã desta quinta-feira. A CF Diniz Batista dos Santos continua atendendo a população, mas suspendeu as visitas domiciliares.

Objetivo da Operação

As investigações indicam que a comunidade do Parque União tem sido utilizada há anos para lavar dinheiro do comércio de drogas, através da construção e abertura de empreendimentos. A polícia também investiga a participação de funcionários de órgãos representativos da comunidade no esquema.

A corporação revelou que a facção criminosa adotou a estratégia de colocar ao menos uma pessoa em cada unidade habitacional para fingir que são moradores, dificultando as demolições. Na primeira fase da operação, cerca de 90% dos prédios estavam vazios. Nos três primeiros dias desta semana, 24 prédios foram descaracterizados, totalizando 133 unidades.

Mais Matérias

Pesquisar...