Search
Close this search box.

Fabricantes de PCs Investem em IA para Impulsionar Vendas

Durante a exposição de tecnologia CES em Las Vegas, as empresas de PCs e microchips buscaram atrair consumidores oferecendo um novo diferencial: inteligência artificial (IA). Fabricantes como AMD e Intel apostam nas chamadas “unidades de processamento neural” (NPUs) presentes nos designs de chips mais recentes para incentivar a compra de novos notebooks de alto padrão, visando competir com a Apple.

Sam Burd, presidente da divisão de PCs da Dell, destaca as discussões com os clientes sobre como preparar os PCs para os avanços em IA. A adição de recursos adicionais de IA visa antecipar as necessidades futuras dos usuários.

Os NPUs foram desenvolvidos pelos fabricantes de chips devido à capacidade de alcançar alto desempenho em funções de IA com requisitos de energia moderados. Embora atualmente haja poucos aplicativos que tirem total proveito desses recursos, espera-se que mais sejam desenvolvidos, conforme afirmou David McAfee, vice-presidente corporativo da AMD.

A Dell apresentou um notebook com uma tecla dedicada à IA, denominada “Copilot”. Essa tecla ativa o software de IA generativa da Microsoft, capaz de auxiliar em aplicativos e responder a perguntas. O objetivo é melhorar a eficiência e reduzir a latência ao transferir esses mecanismos para o PC.

No entanto, a transição do Copilot para o PC exigirá máquinas mais potentes do que as atualmente disponíveis, mesmo com os avanços dos chips de IA. No curto prazo, os processadores mais recentes estarão presentes em laptops premium, custando entre 800 e 1.200 dólares, conforme afirmou McAfee.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...