Search
Close this search box.

Câmara instaura processo de cassação contra André Janones por suspeita de rachadinha

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) a abertura de um processo de cassação contra o deputado André Janones (Avante-MG). O pedido foi feito pelo deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) após a divulgação de áudios que indicam que Janones teria articulado um esquema de rachadinha em seu gabinete.

A votação foi apertada, com 257 votos a favor e 248 contra. Janones é acusado de ter recebido parte dos salários de seus assessores, o que é considerado crime de peculato.

O processo será julgado pelo Conselho de Ética da Câmara. Se for condenado, Janones pode ser cassado e perder o mandato.

A abertura do processo de cassação contra André Janones é uma notícia importante para a política brasileira. Janones é um político popular, que já foi candidato à Presidência da República. A sua cassação seria um golpe significativo para o seu partido, o Avante.

O processo contra Janones também é um sinal de que a Câmara dos Deputados está tomando medidas para combater a corrupção. O plenário da Casa já aprovou a abertura de processos de cassação contra outros deputados acusados de rachadinha, como Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O futuro de André Janones é incerto. Se for condenado pelo Conselho de Ética, ele poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a cassação do seu mandato é uma possibilidade real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...