Mesmo com o Crescimento do E-commerce, Maioria dos Consumidores Opta por Lojas Físicas para Compras de Natal, Revela CNDL

A tradição dos presentes de Natal continuará movimentando o comércio, com mais de 132,9 milhões de brasileiros planejando suas compras neste ano. Embora o e-commerce esteja em ascensão, 76% dos consumidores preferem adquirir os presentes em lojas físicas, com destaque para lojas de departamento (38%) e shoppings (31%).

Dentre os que optarão por compras online, 78% escolherão sites, especialmente os internacionais, como Shopee, Shein, Alibaba e Amazon. Os aplicativos também terão relevância, sendo escolhidos por 70% dos consumidores, enquanto as vendas pelo Instagram ficam em 19%.

Os consumidores planejam gastar, em média, R$ 138 por presente, adquirindo entre três e quatro produtos, resultando em uma movimentação varejista de R$ 74,6 bilhões na economia do país, conforme aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offerwise Pesquisas.

Onde os Consumidores Pretendem Comprar?

Os locais mais escolhidos para as compras são:

  • Lojas de Departamento: 38%
  • Shoppings: 31%
  • Internet: 24%
  • Ruas e Centros Comerciais: 17%
  • Pequenos Comércios Locais: 11%

Quem Será Presenteado?

A pesquisa revela que 64% dos consumidores têm a intenção de presentear a si mesmos neste Natal. Em relação aos presentes para terceiros, as intenções são distribuídas da seguinte forma:

  • Filhos: 60%
  • Mães: 48%
  • Cônjuges: 44%
  • Irmãos: 28%

Como os Consumidores Veem os Preços?

Metade dos entrevistados considera os preços dos presentes deste ano mais elevados do que em 2022. Portanto, 82% planejam pesquisar os preços antes de comprar, preferencialmente pela internet.

Formas de Pagamento Preferidas:

  • Pix: 47%
  • Cartão de Crédito Parcelado: 44%
  • Dinheiro: 34%
  • Cartão de Débito: 31%

A pesquisa foi conduzida em outubro de 2023, abrangendo consumidores a partir de 18 anos nas 27 capitais brasileiras.

Mais Matérias

Pesquisar...