Search
Close this search box.

Turistas Dão Nota 9,3 de Satisfação em Visitas ao Rio

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro (IFec RJ) revelou que o nível de satisfação dos turistas, brasileiros e estrangeiros, que visitaram o Rio de Janeiro entre 16 e 22 de agosto foi avaliado com nota 9,3. Dos 855 viajantes entrevistados nos pontos turísticos Pão de Açúcar e Corcovado, 55,4% visitavam o Rio pela primeira vez.

O diretor executivo do IFec RJ, João Gomes, destacou a positividade da nota para a cidade e o estado como um todo. Ele ressaltou que a pesquisa evidencia o potencial turístico tanto da capital quanto de outras regiões do estado. A capilarização do turismo foi considerada importante para fortalecer o setor na região.

Dos turistas, 66,8% eram brasileiros, com destaque para paulistas (28,9%). Entre os estrangeiros (33,2%), os chilenos lideraram com 13,7%. A maioria (86,2%) escolheu o Rio para lazer e férias, enquanto 5,4% vieram a negócios ou trabalho.

A pesquisa apontou que 98,5% dos turistas pernoitaram ou pretendiam pernoitar na cidade, com uma média de seis dias. A hospedagem ocorreu principalmente em hotéis (65,8%), imóveis alugados via plataformas digitais (17,5%) e imóveis de conhecidos ou familiares (12,6%).

Quanto à segurança, 41,9% consideraram o Rio de Janeiro inseguro, mas na pesquisa de satisfação, 66,5% afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a segurança no estado.

A pesquisa indicou um impacto econômico de R$ 6 bilhões no PIB local, gerando 100 mil empregos. Os gastos médios dos turistas domésticos foram de R$ 797 com hospedagem, R$ 560 com bares e restaurantes, e R$ 326 com entretenimento e lazer. Já os estrangeiros gastaram mais, com médias de R$ 1.537 em hospedagem, R$ 859 em bares e restaurantes, e R$ 743 em entretenimento e lazer.

O consultor da presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, destacou a importância da pesquisa como uma contribuição para que autoridades e o setor privado adotem medidas de fortalecimento do turismo, melhorando logística, infraestrutura e promoção para atrair mais visitantes nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...