Search
Close this search box.

Bolsonaro Recupera Vídeo de Carlos Lupi para Rebater Voto do Relator no Julgamento do TSE

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recuperou um vídeo do ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, para rebater o voto do relator no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa ação tem o potencial de torná-lo inelegível por oito anos. Nesta quarta-feira, 28, Bolsonaro compartilhou o vídeo em uma publicação, demonstrando a declaração de Lupi em defesa do voto impresso para recontagem dos votos.

A ação foi movida pelo PDT, alegando que Bolsonaro utilizou seu cargo e a estrutura governamental para disseminar informações falsas sobre o processo eleitoral, além de fazer campanha durante uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022, quando ainda era presidente.

Na terça-feira, 27, o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso no TSE, proferiu seu voto pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Durante três horas de exposição de argumentos, ele afirmou que o então chefe do Executivo propagou “pensamentos intrusivos a respeito de fraudes eleitorais imaginárias” e que houve um “flerte perigoso com o golpismo”.

O Vídeo de Carlos Lupi e o Julgamento do TSE

Carlos Lupi, ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT, teve suas declarações resgatadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em resposta ao voto do relator Benedito Gonçalves no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral. Lupi defendeu veementemente o uso do voto impresso como forma de recontagem dos votos, o que contrapõe o posicionamento do TSE.

A Ação do PDT contra Bolsonaro

O PDT, partido político brasileiro, moveu uma ação contra Jair Bolsonaro, acusando-o de utilizar seu cargo como presidente e a estrutura do governo para espalhar informações falsas sobre o processo eleitoral. Alega-se também que Bolsonaro fez campanha durante uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022, infringindo assim as leis eleitorais vigentes.

O Voto do Relator Benedito Gonçalves

Benedito Gonçalves, ministro do TSE e relator do caso, votou pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Durante a leitura de seus argumentos, que se estendeu por três horas, ele destacou que o ex-presidente disseminou pensamentos intrusivos relacionados a fraudes eleitorais imaginárias. Além disso, ressaltou a existência de um flerte perigoso com o golpismo por parte de Bolsonaro.

Em conclusão, o vídeo de Carlos Lupi foi resgatado por Jair Bolsonaro para contestar o voto do relator Benedito Gonçalves no julgamento do TSE. O processo movido pelo PDT acusa Bolsonaro de condutas irregulares durante o exercício do cargo de presidente, e o relator votou pela sua inelegibilidade. Esse julgamento tem sido um dos principais acontecimentos políticos no Brasil nos últimos tempos, gerando grande repercussão e debates acalorados sobre o futuro político do ex-presidente.

Mais Matérias

Pesquisar...