Search
Close this search box.

Tiroteios no Rio crescem 29% em janeiro, diz instituto

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostra um aumento de 29% no número de tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro em 2023. Foram 294 registros no 1º mês do ano, contra 228 no mesmo período de 2022.

Ao menos 164 pessoas foram baleadas, sendo que 81 morreram e 83 ficaram feridas em janeiro. No ano anterior, haviam sido 122 baleados, com 64 mortos e 58 feridos. Segundo os dados, 14 pessoas foram vítimas de balas perdidas no Grande Rio em janeiro neste ano (com 3 mortes). Destas, 8 foram atingidas durante ações ou operações policiais.

O levantamento também registrou 4 chacinas na região metropolitana, com 16 mortos no total. Os municípios com mais casos de tiroteios na região são: Rio de Janeiro (194), Duque de Caxias (23), Niterói (14), São Gonçalo (13) e Nova Iguaçu (10).

TRÁFICO E MILÍCIA

O relatório mensal do instituto mostra também o acirramento das disputas por território entre milícias e facções do tráfico de drogas, principalmente na zona oeste da capital. A região teve 9 tiroteios.

Algumas das áreas que mais registraram conflitos foram Gardênia Azul, Cidade de Deus, Muzema e Curicica. Em Gardênia Azul, moradores contaram que os traficantes impõem toque de recolher e as famílias estão preocupadas com a volta às aulas na rede pública de ensino.

Mais Matérias

Pesquisar...