Search
Close this search box.

Estados Unidos acusam Rússia de ter lista com ucranianos que devem ser mortos ou capturados

Os Estados Unidos acusam a Rússia de criar uma lista com ucranianos que “precisam ser mortos ou enviados para campos”. O governo enviou uma carta ao setor de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) no domingo (20). O país alerta para uma “catástrofe”, caso a Rússia invada a Ucrânia.

A carta, obtida e divulgada pelo jornal Washington Post, revela que os EUA estão preocupados com a situação na Europa e que o conflito “sofrimento humano generalizado” e uma “catástrofe dos direitos humanos”.

O documento foi assinado pela embaixadora dos EUA, Sheba Croker, e enviada para a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet. O secretário de Estado do país, Anthony Blinken afirma na carta que a Rússia tem grupos específicos de ucranianos como alvo.

“Gostaria de chamar a atenção para informações perturbadoras, recentemente obtidas pelos Estados Unidos, que indicam que estão sendo planejadas violações e abusos de direitos humanos após nova invasão”, diz um trecho do documento.

A Rússia enviou mais de 150 mil militares para a fronteira com a Ucrânia nos últimos dias, mas o Kremlin nega que tenha planos de atacar o país vizinho. O governo exige, entre outras garantias, que a Ucrânia não faça parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar que foi criada pós Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...