Brasil já tem 38% dos shoppings reabertos, segundo associação

Brasil já registra 218 shoppings centers reabertos em 90 cidades de 14 estados, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (2) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O número representa 38% do total de 577 estabelecimentos desse tipo no País.

Segundo o balanço, o estado com o maior número de shoppings reabertos é São Paulo (38), seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24). Confira a lista de shoppings reabertos por estado:

. São Paulo: 38

. Rio Grande do Sul: 36

. Paraná: 35

. Santa Catarina: 24

. Distrito Federal: 20

. Minas Gerais: 14

. Espírito Santo: 10

. Goiás: 10

. Amazonas: 10

. Rio de Janeiro: 8

. Mato Grosso do Sul: 6

. Bahia: 3

. Maranhão: 2

. Mato Grosso: 2

Até meados de abril, todos os 577 shoppings do País permaneciam fechados por meio de decretos municiais e estaduais na tentativa de conter o avanço do coronavírus.

Protocolo de reabertura

O protocolo de reabertura dos shoppings prevê retomada parcial dos serviços e lojas, com exceção dos cinemas, entretenimento e atividades de lazer para crianças.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) desenvolveram uma lista de recomendações para os estabelecimentos, lojistas e clientes nos locais em que a reabertura for autorizada pelas prefeituras e governos estaduais.

Dentre as recomendações, os shoppings devem evitar oferecer o serviço de valet e também recomenda que os estabelecimentos não promovam evento de reabertura. Entre outras recomendações, o protocolo recomenda:

. funcionamento em horário reduzido; observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação como dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras;

. Uso de máscaras por funcionários e lojistas;

. home office para funcionários que estejam no grupo de risco;

. uso de termômetros manuais para aferir temperatura de funcionários e clientes e identificar sintomas de gripe;

. incentivar uso de máscaras pelos consumidores e frequentadores;

. evitar provas de peças de vestuário;

. reforçar a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como painel de elevadores, corrimãos e escadas rolante;

. controlar o acesso de clientes estabelecendo e isolar áreas do shopping para dimensionar fluxo de pessoas;

. reduzir as áreas de estacionamento para melhor coordenar o fluxo;

. expor informações claras sobre a quantidade máxima de clientes nas lojas conforme a metragem do estabelecimento;

. mapear a distância mínima entre clientes nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso;

. instalação de placas de acetato nos caixas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda e máquinas de cartões devidamente higienizadas.

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