Artigo de decreto publicado nesta terça-feira (17) pelo governador do Rio, Wilson Witzel, impede, por 15 dias, viagens de ônibus ´com saída de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro. A decisão é para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.
A medida não cita unidades da federação afetadas pela proibição, mas fala em suspender linhas com origem em estados que tenham “circulação do vírus confirmada ou emergência decretada”.
O novo coronavírus já circula entre os paulistas e, hoje, o prefeito da capital, Bruno Covas, decretou “situação de emergência no município”.
A assessoria de imprensa do governo fluminense confirmou que as viagens de ônibus de São Paulo para o Rio estão suspensas.
A medida também poderá afetar linhas entre o Distrito Federal (embora o decreto só fale em estados) e o Rio de Janeiro. O governo do RJ ainda vai esclarecer se viagens do Rio para São Paulo também estão suspensas.
O decreto de Witzel é menos restritivo em relação a outras formas de transporte de passageiros. Apenas recomenda a suspensão, por 15 dias, de viagens aéreas e desembarque de navios de cruzeiros que tenham origem “em estados e países com circulação confirmada do coronavírus ou situação de emergência decretada”.