São Gonçalo Presente é inaugurado e já opera nas ruas do município

A cerimônia de inauguração do São Gonçalo Presente ocorreu nesta sexta-feira (24), em Alcântara. A partir de hoje (24), os carros e motos com policiais do programa estarão monitorando os bairros do Alcântara e do Centro do município. O evento contou com a presença do governador do Estado, Wilson Witzel, do secretário de governo e relações institucionais, Cleiton Rodrigues, do comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar, Gilmar Tramontini, e do prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

O anúncio que falava da inauguração do programa ocorreu na última quarta-feira (15) e foi feito pelo Secretário de Governo e responsável pelo programa, Cleiton Rodrigues. De acordo com o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, o São Gonçalo Presente conta com mais 80 militares nas ruas e com doze postos de atendimento. “Será muito bom para São Gonçalo e para os comerciantes do Alcântara e do Centro. Isso vai liberar a polícia que se concentra aqui (Alcântara) e fará os agentes irem para a periferia do município, para bairros como Rio do Ouro, Santa Isabel, Marambaia e Pacheco, por exemplo”, disse o político.

O secretário de governo Cleiton Rodrigues, responsável pelo programa, contou que a BR-101, por exemplo, virou uma área de medo para moradores do município, assim como outras regiões de São Gonçalo. Com isso, ele explicou a importância de comandar um programa como esse. “ É um programa que já é chancelado pela sociedade como de sucesso. É um programa de proximidade com a população e com o comércio local. É um programa que tem a Polícia Militar de frente, que a cada dia ganha novamente o respeito da população pela seriedade que vem atuando pelo governo do Estado”, afirmou.

Cleiton Rodrigues completou falando sobre sua expectativa para o São Gonçalo Presente. “O programa de segurança do Governo do Rio vem tendo êxito em outros lugares do Estado e aqui não será diferente. Vai ajudar no declínio da faixa criminal e no ordenamento que necessitamos aqui em São Gonçalo. Isso é apenas o início. No decorrer de 2020, o município terá mais benefícios dados pelo governo do Estado”, contou ele.

De acordo com Wilson Witzel, a polícia do Estado vem cumprindo um papel fundamental e, por isso, o programa é um sucesso. “A segurança pública nos acusa de aumentar a letalidade, que significa a morte de pessoas que atiraram contra a população e polícia. Esse é o resultado da polícia que pode atuar com sua capacidade máxima, que tirou das ruas milicianos e causou mais 1.500 mortes de pessoas que atiraram na polícia ou em civis. Parabéns para a polícia”, disse ele. Witzel também contou que esperar fazer com que o batalhão de São Gonçalo opera em sua força máxima e, para isso, espera trazer mais agentes para que o local opere com 1.000 a 1.200 policiais.

O governador do Estado do Rio de Janeiro ainda disse que o investimento no município de São Gonçalo está apenas começando. “Definimos hoje que teremos um centro de atendimento aos vitimados, com médicos, psicólogos e fisioterapeuta. Esse centro será para pessoas que sofreram com a violência, tanto para civis quanto para bombeiros e policiais. Além disso, investiremos na educação e faremos um programa de asfalto, pois muitas pessoas não tem asfalto nas ruas de suas casas. Pensamos também em um programa de habitações com a construção de mais de 5 mil casas. Também analisarei o projeto de criar um terminal de ônibus em São Gonçalo e de criar um meio de transporte mais fácil para os gonçalenses que trabalham no Rio”, afirmou o político.

Além disso, o governador anunciou uma novidade. “Vamos retornar com o batalhão florestal na área do Colubandê. Estamos atendendo ao pedido do deputado estadual, Capitão Nelson”, contou.

Quem também está com expectativas para o programa São Gonçalo Presente é a população do município. Mário Silva, de 61 anos, morador do Centro, espera que o programa realmente funcione. “A gente tem sempre expectativas boas, esperamos o melhor e se funcionar é bom. É necessário melhorar a segurança, estar presente, pois existe uma ausência da segurança pública na cidade. É necessário que haja mais presença”, indicou ele.

Quem também espera melhorias no local é Selma de Andrade, de 60 anos. Ela acredita que o programa trará benefícios. “Se o plano for implementado de maneira correta trará benefícios sim para o município”, afirmou ela.

Serviço:

Postos do São Gonçalo Presente no Centro:

Posto 1: se localiza na interseção das ruas Coronel Moreira César e Coronel Cerrado.

Posto 2: se localiza na esquina da Rua Doutor Feliciano Sodré, com a Rua Carlos Gianelli

Posto 3: na esquina da Rua Doutor Nilo Peçanha com a Avenida Presidente Kennedy.

Posto 4: na esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Zeferino Reis.

Postos do São Gonçalo Presente em Alcântara:

Posto 1: Na interseção da Rua João Caetano com a Rua Jovelino de Oliveira Viana

Posto 2: na esquina da Rua Doutor Alfredo Backer com a Rua Yolanda Saad Abuzaid.

Posto 3: na interseção da Rua Laureano Rosa com a Rua João Caetano

Posto 4: na interseção da Rua Manoel João Gonçalves com a Estrada Raul Veiga

Posto 5: na esquina da Rua Nestor Pinto Alves com a Rua Manuel Ivo – Vila Três

Posto 6: na esquina da Rua Manoel João Gonçalves com a Rua Doutor Alfredo Backer.

VIA: O São Gonçalo

Mais Matérias

Pesquisar...