As ações de prevenção a enchentes em São João de Meriti devem avançar nos próximos meses com a ampliação de projetos voltados à limpeza de rios e à melhoria da infraestrutura urbana. O anúncio foi feito após uma reunião entre o prefeito Léo Vieira, representantes da Secretaria Estadual do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Durante o encontro, foi confirmada a expansão do programa Limpa Rio no município, iniciativa que tem como objetivo realizar a limpeza e manutenção de cursos d’água para reduzir os riscos de alagamentos, especialmente em períodos de chuva intensa.
Além disso, o Governo do Estado seguirá com as obras de urbanização e canalização do Rio Pavuninha, consideradas estratégicas para melhorar o escoamento das águas e minimizar os impactos causados por enchentes em áreas historicamente afetadas.
Outro ponto discutido foi o desassoreamento do Rio Pavuna, serviço que consiste na retirada de sedimentos acumulados no leito do rio, aumentando sua capacidade de vazão. A pauta também incluiu a requalificação do Parque Municipal Jardim Jurema, que deverá receber melhorias em sua estrutura e áreas de convivência.
Para o prefeito Léo Vieira, a união entre os governos municipal e estadual é essencial para garantir mais segurança à população. “Estamos trabalhando para enfrentar um problema histórico da nossa cidade. Com a ampliação do Limpa Rio, o avanço das obras nos rios Pavuninha e Pavuna e a revitalização de espaços públicos, vamos reduzir os impactos das enchentes e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores de São João de Meriti”, afirmou.
As obras fazem parte de um conjunto de medidas voltadas à prevenção de enchentes, recuperação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade.






