Uma operação integrada da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro resultou, nesta quarta-feira (18), na prisão de Marbem Gomes de Souza Junior, de 27 anos, apontado como uma das principais lideranças do crime organizado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O suspeito foi localizado enquanto aproveitava um passeio de barco nas imediações da Ilha do Japonês, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
A ação foi planejada pela subsecretaria de Inteligência da PM, com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e de policiais do 25º BPM. Após um trabalho de monitoramento, os agentes realizaram a abordagem em alto-mar com o uso de motos aquáticas, surpreendendo o criminoso, que passava dias de lazer no litoral fluminense.
Segundo a corporação, Marbem estava foragido da Justiça e possuía sete anotações criminais por roubo e homicídio. Ele é apontado como chefe do tráfico de drogas nas comunidades do Parque Floresta, Caixa D’Água, Casinhas e Morro da Galinha, todas em Belford Roxo.
Além do domínio territorial na Baixada Fluminense, as investigações indicam que o criminoso também era responsável por articular a expansão da facção para outros estados, como Alagoas e Pernambuco.
Esta não foi a primeira vez que Marbem entrou no radar das forças de segurança fora do Rio. Em 2020, ele já havia sido preso em Maceió, após ser ferido em um confronto com a polícia em Recife.
Após o desembarque, o suspeito foi encaminhado para a 126ª DP (Cabo Frio), onde o caso foi registrado. Ele permanece à disposição da Justiça.






