O projeto Ronda da Madrugada vem mudando a rotina de quem sai cedo para trabalhar em Belford Roxo. Criada no meio do ano passado pela Prefeitura, a iniciativa já apresenta resultados expressivos: redução de 80% nos roubos e assaltos registrados durante a madrugada no município.
Na madrugada de terça para quarta-feira (21/01), uma nova ação reforçou o policiamento em áreas estratégicas, como Lote XV, Wona, Malhapão, Parque São José e Mangueira. A operação contou com a integração da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Municipal, 39º BPM (Belford Roxo) e policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
A estratégia tem como foco principal garantir segurança aos trabalhadores que utilizam pontos de ônibus e vias públicas nas primeiras horas do dia, período que historicamente concentrava altos índices de criminalidade.
Para o prefeito Márcio Canella, a Ronda da Madrugada é uma das ações mais importantes da atual política de segurança pública do município.
— “A Ronda da Madrugada foi criada para proteger o trabalhador dos criminosos. Com esse projeto, aliado a outras ações de segurança, conseguimos quase zerar crimes como roubo a ônibus e de cargas em Belford Roxo. Estamos no caminho certo. A população recuperou o direito de ir e vir”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Segurança Pública, Aruak Oliveira, acompanha de perto as operações, conversando com moradores e trabalhadores nos pontos de ônibus e vias monitoradas. Segundo ele, a aprovação popular reforça a eficácia da iniciativa.
— “Essa resposta positiva da população mostra que estamos no rumo certo. Seguimos trabalhando diariamente para melhorar a vida de quem mora e trabalha em Belford Roxo”, destacou o secretário, ao lado do secretário municipal de Comunicação Social, Marcos Paulo Lopes.
A Prefeitura reforça que a Ronda da Madrugada seguirá de forma permanente, com ações integradas e presença ostensiva das forças de segurança, consolidando um novo cenário de tranquilidade para a cidade.
Fotos: PMBR / Divulgação


