PL decide manter Guilherme Delaroli no comando da Alerj e redesenha jogo pelo Palácio Guanabara

A maior bancada da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o PL, decidiu trabalhar para manter o deputado Guilherme Delaroli na presidência da Casa. A definição ocorreu em uma reunião que contou com a presença do presidente estadual do partido, Altineu Côrtes, e reforça o movimento de consolidação do comando da Alerj nas mãos da legenda.

Vice-presidente da Assembleia, Delaroli assumiu o cargo interinamente após o afastamento do então presidente Rodrigo Bacellar (União), por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O que, inicialmente, seria uma solução protocolar ganhou força política dentro do PL, que passou a defender a continuidade do deputado de Itaboraí no posto.

Caso Bacellar opte pela renúncia, ficará caracterizada a vacância da presidência. Nesse cenário, caberá a Delaroli convocar nova eleição interna, e o PL já bateu o martelo: o atual presidente em exercício será o candidato oficial do partido, que conta hoje com 18 deputados estaduais.

A articulação vai além do mandato tampão. O PL também trabalha para manter Delaroli no comando da Alerj na próxima legislatura, a partir de 2027, ampliando sua influência no Legislativo fluminense.

Mudança de rota

Inicialmente, o plano do PL era outro. O partido defendia o nome do deputado licenciado Douglas Ruas, atual secretário estadual das Cidades e filho do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nélson, para a presidência da Casa. No entanto, o cenário político mudou.

Douglas Ruas passou a ser visto como principal opção do grupo para a disputa pelo governo do estado, nas eleições de outubro. Com isso, a estratégia foi redesenhada, e a permanência de Delaroli na presidência da Alerj ganhou ainda mais peso.

A decisão do PL de manter Guilherme Delaroli no comando do Parlamento fluminense sinaliza, nos bastidores, uma reorganização do tabuleiro político e ajuda a explicar a escolha de Douglas Ruas como aposta do grupo para o Palácio Guanabara.

Mais Matérias

Pesquisar...

Acessar o conteúdo