As aulas nas escolas municipais de Petrópolis devem ser retomadas nesta quinta-feira (18), após terem sido suspensas na quarta-feira (17) em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade da Região Serrana do Rio. A informação foi confirmada pela prefeitura.
O temporal provocou diversos transtornos em diferentes pontos do município. Carros foram arrastados pela correnteza, árvores e muros caíram e ruas ficaram alagadas. Diante do cenário, a Defesa Civil municipal emitiu um “alerta extremo” para riscos de inundações e deslizamentos, enviado por telefone celular à população. Sirenes também foram acionadas em várias áreas da cidade.
Vídeos gravados por moradores mostram um veículo sendo levado pela força da água e arrastado para debaixo de uma ponte. O carro foi localizado e içado pelas equipes de resgate. Dois veículos também foram retirados do Rio Palatino, no Centro da cidade. O Corpo de Bombeiros segue mobilizado e retomou, nesta quinta-feira, as buscas por possíveis vítimas em diferentes pontos do município.
A Defesa Civil reforça o pedido para que a população evite deslocamentos desnecessários e permaneça atenta aos comunicados e alertas oficiais. Em situações de emergência, a orientação é acionar o telefone 199.
Abastecimento e energia
A concessionária Águas do Imperador informou que o abastecimento de água está prejudicado em algumas regiões por causa da falta de energia elétrica em unidades operacionais. Entre as áreas afetadas estão o Retiro, Vale dos Esquilos, Comunidade do Neylor, Comunidade da Cocada e todo o bairro Carangola.
Já a Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica, informou que 4.558 clientes foram afetados pelas interrupções no fornecimento. Até o momento, não há prazo para a normalização completa dos serviços.
Servidor desaparecido
A Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans) confirmou que o homem que aparece dentro de um carro levado pela enxurrada é o servidor público concursado Mauro de Oliveira França. O veículo vermelho arrastado pela correnteza está registrado em nome dele.
Mauro tinha 28 anos de carreira na CPTrans, era solteiro e não tinha filhos. Morador de Duque de Caxias, ele se deslocava diariamente para Petrópolis para trabalhar. De acordo com informações do órgão, Mauro estava chegando à companhia quando a enxurrada atingiu o local. Ele chegou a sair do carro, mas retornou ao veículo e acabou sendo levado pela força da água. As buscas continuam.






