Operação Contenção mira esquema do Comando Vermelho para distribuição de drogas e armas no Rio

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), mais uma etapa da Operação Contenção para desarticular um esquema do Comando Vermelho (CV) voltado à entrega e distribuição de drogas e armas no estado do Rio de Janeiro. A ação tem como alvo o Complexo da Maré, na Zona Norte da capital, e o município de Maricá.

Ao longo do dia, os agentes cumprem cerca de 30 mandados de busca e apreensão. Até as 9h, três pessoas haviam sido presas em flagrante, com apreensão de uma carga de drogas e armamentos.

A Operação Contenção é uma força-tarefa das polícias Civil e Militar que tem como objetivo enfraquecer a atuação do Comando Vermelho, reduzir o controle territorial da facção criminosa e combater a logística do tráfico em comunidades do estado. A ofensiva faz parte de um conjunto de ações integradas, que já incluiu operações realizadas anteriormente nos complexos da Penha e do Alemão, em outubro.

Venda de drogas e armas era negociada por aplicativo

As investigações que deram origem à ação desta quarta-feira apontam que criminosos ligados ao CV utilizavam um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para negociar a venda e a entrega de drogas, armas e munições. Segundo a Polícia Civil, o aplicativo funcionava como uma ferramenta para facilitar a comunicação entre traficantes e organizar o fluxo dos ilícitos.

De acordo com o setor de inteligência da corporação, o núcleo operacional responsável por atender aos “pedidos” funcionava dentro do Complexo da Maré. Na comunidade, integrantes da facção administravam o repasse das drogas, que posteriormente abasteciam diferentes pontos da cidade.

Os agentes também investigam um endereço em Maricá que, conforme apuração, recebia drogas e armas provenientes da Maré para abastecer o tráfico no município.

A operação é coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). As investigações continuam, e novas prisões e apreensões não estão descartadas ao longo do dia.

Mais Matérias

Pesquisar...