Nova unidade, uma das 15 especializadas no estado, reforça a rede de proteção e acolhimento ao público feminino
O combate à violência contra a mulher no Rio de Janeiro ganhou um reforço de peso nesta quinta-feira (11/12). O governador Cláudio Castro inaugurou a nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, o bairro mais populoso da Zona Oeste. A reabertura no local representa mais um avanço para fortalecer a rede de proteção e acolhimento ao público feminino, segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil.
A Deam Campo Grande, criada em 1991, estava desde 2015 funcionando em Guaratiba, ao lado da 43ª DP. A volta ao bairro havia sido anunciada em 2023 e contou com investimento de R$ 2,5 milhões. A nova estrutura está situada na Avenida Cesário de Melo, nº 4.138.
“É uma alegria entregar um equipamento como esse. É mais um passo para colocar a mulher no centro da estratégia governamental. O atendimento é especializado, mas não significa que elas deixarão de ser bem atendidas em outros espaços. A política da mulher está em todas as áreas do governo”, afirmou o governador Cláudio Castro, citando ações que passam pela segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico e social.
Atendimento humanizado e estrutura ampliada
Com 15 delegacias especializadas no estado, a Deam Campo Grande chega com estrutura ampliada. Além das salas de depoimento, o espaço conta com brinquedoteca para acolher crianças que tenham sido vítimas ou que acompanham suas mães. A equipe foi treinada para oferecer atendimento humanizado em todos os casos.
“Estamos devolvendo a Deam para o bairro de Campo Grande, o maior do Rio, e essa iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento à violência contra a mulher. Esta unidade será um porto seguro para as cidadãs da Zona Oeste”, destacou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
A diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Gabriela Von Beauvais, ressaltou a importância da acessibilidade no novo endereço.
“Estamos trazendo de volta a Deam para um local de fácil acesso, próximo à estação do BRT. Confiem na Polícia Civil. Todos os tipos de violência devem ser registrados. É fundamental quebrar o ciclo da violência e procurar ajuda”, afirmou.
Expansão da rede no estado
Em outubro, o Governo do Estado inaugurou a Deam Zona Sul, ampliando o alcance do atendimento especializado. A Polícia Civil também finaliza o projeto da Deam Digital, que permitirá maior capilaridade e acesso às vítimas.
“A Deam está de portas abertas, 24 horas por dia. É um lugar seguro para acolher e apoiar as mulheres, uma porta de entrada para uma rede ampla de proteção do Estado”, ressaltou a titular da Deam Campo Grande, delegada Fernanda Caterine.


