A educação de São João de Meriti ganhou reconhecimento estadual com a vitória do projeto desenvolvido pela professora Letícia Graciano, do Complexo Educacional da Vila São João, na categoria “Recomposição de Aprendizagens” do Prêmio Magda Soares, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ).
O trabalho premiado, intitulado “Percurso literário: conhecendo Eva Furnari, Daniel Munduruku e Sônia Rosa”, foi desenvolvido ao longo do ano com a turma 51B. A proposta usa atividades práticas e criativas para fortalecer o gosto pela leitura e estimular a escrita, como a produção de tintas naturais com urucum, criação de cartazes coletivos, leituras individuais e em grupo, além da formação de um clube do livro. Os alunos já somam mais de 30 obras lidas desde o início do projeto.
A professora Letícia celebrou o reconhecimento e destacou o papel da turma na construção do trabalho. “Esse prêmio mostra o reconhecimento pela minha prática pedagógica, por tudo aquilo que acredito e desenvolvi durante o ano. A turma é reflexo do professor e o professor é reflexo da turma. Só pude desempenhar esse trabalho porque tive uma turma que me abraçou e caminhou junto comigo.”
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, ressaltou o impacto do projeto na rede municipal. “Esse reconhecimento mostra a capacidade da nossa rede de inovar e transformar o aprendizado dos alunos. Projetos como o da professora Letícia fortalecem toda a comunidade escolar e elevam o nível da educação de Meriti.”
Os alunos também comentaram como a iniciativa mudou a relação deles com os livros e as atividades. “Aprendemos muito com as atividades e com os livros que ela trouxe, e gostamos de fazer as pinturas espalhadas pela sala”, disse a estudante Maysa Lima. Já Pedro Henrique destacou uma das leituras que mais o marcou: “Um dos livros de que mais gostei foi Os problemas da família Gorgonzola. Ele tem questões matemáticas e me ajudou a gostar de matemática e português.”
O Prêmio Magda Soares reconhece práticas pedagógicas inovadoras voltadas à alfabetização, ao fortalecimento das aprendizagens e ao incentivo à leitura. A premiação valoriza projetos com resultados concretos e que contribuem para o avanço da educação em todo o estado.


