Aluno foi baleado na perna dentro do Ciep Hélio Smidt; Linha Amarela ficou interditada e universidades suspenderam aulas devido ao confronto
Uma criança de 12 anos foi atingida por uma bala perdida durante uma operação policial no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (26). O menino estava no pátio do Ciep Hélio Smidt, onde estuda, quando foi baleado na perna esquerda. Segundo a Secretaria de Educação, ele não corre risco de morte.
A vítima foi socorrida para a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, na própria Maré, onde passou pela retirada do projétil. Após a estabilização da situação no entorno da unidade, o menino foi transferido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
Interdições e confronto na Linha Amarela
A operação da Polícia Civil ocorre na altura da Vila do João e já resultou na morte de três suspeitos. Um homem foi preso e pelo menos um fuzil foi apreendido, segundo os agentes.
Os tiroteios nos arredores da Linha Amarela obrigaram a interdição da via expressa por volta das 11h. O trânsito chegou a ser liberado, mas foi bloqueado novamente nos dois sentidos às 12h15, na altura da saída 9A. O tráfego segue intermitente e o congestionamento é intenso.
De acordo com a Polícia Civil, a ação busca conter uma possível tentativa de invasão de criminosos a um território dominado por uma facção rival. A operação conta com equipes da Subsecretaria de Inteligência, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e com o apoio da Polícia Militar. O policiamento no entorno da Maré foi reforçado.
UFRJ e Fiocruz suspendem atividades
O confronto também afetou outras instituições próximas. No campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma sala de aula foi atingida por disparos e um helicóptero da Polícia precisou realizar um pouso estratégico de emergência no gramado da universidade. As aulas da tarde e noite foram suspensas.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, também acionou seu Plano de Contingência após elevar o alerta para nível 3 — o mais alto da instituição. A orientação é que colaboradores permaneçam dentro da unidade. Todas as atividades da tarde desta quarta (26) foram suspensas.


