Guapimirim voltou a conquistar projeção nacional e internacional ao ser destaque na nova plataforma promocional da Embratur, lançada durante a WTM Londres 2025. O ícone máximo do município, o Dedo de Deus, foi escolhido como cartão de visita da ferramenta global, reforçando o posicionamento da cidade como um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil.
O Secretário de Turismo de Guapimirim, Mário Seixas, celebrou o reconhecimento e destacou que o resultado reflete o trabalho integrado entre gestão municipal, agentes turísticos e políticas de valorização do patrimônio natural do município.
— “É muito importante ter o Dedo de Deus, nosso símbolo do montanhismo, como cartão de visita da nova plataforma da Embratur. Este é o resultado do trabalho conjunto de posicionamento da cidade como destino turístico, que reflete neste importante canal de promoção para o mundo”, afirmou Seixas.
Ele também ressaltou o papel estratégico da Embratur no fortalecimento do turismo internacional:
— “A Embratur tem realizado um trabalho consistente na promoção do turismo internacional, refletindo nos números recordes de turistas estrangeiros em nosso país. Guapimirim, com o Complexo do Dedo de Deus destacado em sua nova plataforma, também colhe os frutos do trabalho de posicionamento como destino de Turismo de Natureza realizado pela gestão municipal e por todos os agentes turísticos.”
Natureza exuberante como cartão-postal do Brasil
O destaque dado a Guapimirim dialoga diretamente com a proposta da Embratur para o turismo de natureza. A natureza exuberante do Rio de Janeiro surge intocada onde as montanhas parecem abraçar o oceano. Nos arredores do município e em todo o estado, áreas protegidas formam um cenário cinematográfico que impressiona visitantes do mundo inteiro.
Do Parque Nacional da Tijuca ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, passando pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, as trilhas, cachoeiras, mirantes e a biodiversidade abundante revelam um mosaico natural de grande beleza. A região oferece também experiências como escalada, parapente e observação de aves, combinando aventura, paisagens inesquecíveis e o charme tropical característico do Rio.
O objetivo da Embratur é apresentar ao turista internacional destinos que preservam florestas, praias, rios e comunidades que mantêm saberes ancestrais com orgulho e afeto — uma vitrine da riqueza natural e cultural brasileira.
Brasil lança plataforma global Natural Parks
Em parceria com o Instituto Semeia, a Embratur lançou a plataforma Natural Parks, durante a WTM Londres 2025. O portal global reúne informações sobre parques brasileiros e promove experiências sustentáveis, transformadoras e conectadas à natureza.
A ferramenta apresenta inicialmente sete roteiros, dos quais dois já estão disponíveis:
- Parques da Rota das Emoções
- Parques da Amazônia Central
Os demais serão adicionados em breve, representando todas as regiões do país — dos cerrados aos cânions do Sul, das montanhas do Espírito Santo às trilhas ancestrais dos povos originários — formando um panorama completo da diversidade natural e cultural brasileira.
A plataforma está disponível em: https://parquesnaturais.visitbrasil.com/en/


