Uma força-tarefa integrada da Diretoria de Desmontagem do Detran-RJ, Polícia Civil (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis – DRFA), Polícia Militar (Comando de Polícia Ambiental – CPAM), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Fazenda e Prefeitura de Belford Roxo, por meio das secretarias municipais de Transportes e de Ordem Urbana, interditou e autuou quatro ferros-velhos nesta quinta-feira (23), na Rua Rio Canal, no bairro Itaipu. A operação teve como objetivo prevenir o roubo de veículos e a comercialização de peças de origem ilícita.
Durante a ação, foram encontrados motores com numeração suprimida e diversos veículos sem procedência comprovada. Todo o material foi recolhido, já que os estabelecimentos não possuíam credenciamento junto aos órgãos fiscalizadores e não apresentaram documentação que comprovasse a origem das peças.
“Na ação, motores com numeração suprimida foram encontrados. Todos os estabelecimentos tiveram o material recolhido pelo fato de não ter credenciamento aos órgãos envolvidos, bem como nenhuma das peças terem sua origem comprovada. Ações como essa inibem e previnem o roubo de carros e motos em Belford Roxo. Trabalhamos sempre em conjunto com as forças de segurança do Estado para coibir a criminalidade na cidade”, destacou o secretário municipal de Transportes, Luiz Brito, que também coordenou o recolhimento de veículos abandonados ao longo da via.
Em um dos locais, os agentes apreenderam um motor com numeração raspada, e o proprietário foi encaminhado para a Cidade da Polícia, onde prestou esclarecimentos. No total, 47 veículos foram apreendidos durante a operação. Os materiais recolhidos foram encaminhados a empresas de reciclagem.
Os estabelecimentos, além de não possuírem cadastro no Detran-RJ, foram autuados por risco ambiental, já que parte dos resíduos estava armazenada de forma irregular.
“O objetivo da ação é orientar os proprietários de comércios que vendem peças automotivas usadas a se cadastrarem no Detran-RJ. Estamos agilizando o cadastramento dos ferros-velhos e orientando os donos para que regularizem seus negócios. Assim, protegemos o consumidor e evitamos a venda de peças ilícitas”, afirmou o diretor da Diretoria de Desmontagem do Detran-RJ, Alan Ramos.
A Operação Desmonte foi criada pelo Governo do Estado em agosto de 2023 e tem atuado em todo o território fluminense para fiscalizar ferros-velhos e combater o comércio ilegal de peças e sucatas de veículos.
Fotos: Jeovani Campos / PMBR


