Uma operação da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) apreendeu 13 ônibus da Viação Tinguá na noite desta segunda-feira (6), durante fiscalização realizada na garagem da empresa, na Baixada Fluminense. A ação teve como objetivo verificar as condições estruturais e o funcionamento dos sistemas de climatização e segurança dos coletivos.
De acordo com os fiscais, os veículos apresentavam diversas irregularidades, entre elas problemas nos freios, elevadores para cadeirantes quebrados, bancos soltos e ar-condicionado inoperante. Alguns coletivos foram considerados inaptos para o transporte de passageiros devido ao risco à segurança.
Uma passageira que utiliza a linha Vila de Cava x Central relatou as dificuldades enfrentadas diariamente.
“Todo dia é perrengue. Quando não quebra, não tem freio; quando pega fogo, falta ônibus. E quando chove, é mais molhado dentro do que fora”, afirmou.
Os fiscais também investigam se parte da frota interditada voltou a circular na manhã desta terça-feira, o que configuraria crime de desobediência. Um gestor da empresa foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Em nota, a Semove, entidade que representa as empresas de transporte da Baixada Fluminense, informou que todos os veículos interditados passaram por reparos para atender às exigências da Sedcon e aguardam autorização para retornar à operação.


