O prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano (PT), sancionou a lei que cria o Regime Adicional de Serviço (RAS) para a Guarda Municipal. A medida garante gratificação financeira para serviços extras, permitindo que os guardas atuem em operações especiais fora da escala regular com a devida remuneração.
A proposta foi enviada pelo Executivo e aprovada, na última semana, em sessão solene na Câmara de Vereadores. A ação integra o programa “Paracambi Mais Segura”, que busca valorizar os profissionais da segurança e ampliar a presença da Guarda em toda a cidade.
Além do RAS, a Prefeitura tem investido na modernização e capacitação da corporação. Entre as iniciativas, estão a participação no curso Ronda Maria da Penha, voltado à proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, novas formações técnicas e a retomada da Colônia de Férias, antigo projeto da instituição.
A comandante da Guarda, Aline Pereira, comemorou a sanção da lei:
“A aprovação do Regime Adicional de Serviço é um reconhecimento ao esforço diário dos nossos guardas, que muitas vezes trabalham além do horário regular para garantir a tranquilidade da população.”
Com a novidade, a gestão municipal espera aumentar a sensação de segurança, reforçar o efetivo nas ruas e fortalecer a integração com as forças policiais, ao mesmo tempo em que garante valorização e melhores condições de trabalho para os guardas municipais.


