A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Estado (MPRJ) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (11), uma operação para cumprir mandados de prisão contra seis suspeitos de envolvimento nos assassinatos do vereador Danilo Francisco da Silva, conhecido como Danilo do Mercado, e de seu filho, Gabriel Francisco Gomes da Silva.
Até o momento, dois homens foram presos. Outros dois alvos já estavam encarcerados. De acordo com as investigações, três dos acusados são policiais militares.
O crime ocorreu em 10 de março de 2021, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias. Segundo o MPRJ, os homicídios estão relacionados a disputas por poder político e econômico na cidade, além de negócios ilícitos e conflitos fundiários.
Os alvos da operação
- Allef Alves Bernardino (PM): apontado como executor, está foragido;
- Leandro Machado da Silva, o “Cara de Pedra” (PM): apontado como executor, já estava preso; também responde pelo homicídio do advogado Rodrigo Crespo;
- Lincoln Reis da Silva (engenheiro): suposto mandante, preso nesta quinta-feira;
- Luis Henrique Torres (empresário): suposto mandante, está foragido;
- Luiz Carlos da Costa Ribeiro (PM): apontado como executor, preso nesta quinta-feira;
- Uanderson Costa de Souza, o “PQD” (barbeiro): apontado como executor, já estava preso.
As apurações indicam que os executores têm ligação com uma milícia que atua na Baixada Fluminense.
A ação é coordenada pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), com base em denúncia apresentada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ). Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias.


