A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (11), uma capacitação para profissionais que atuam no atendimento à população em situação de rua. O encontro foi realizado no auditório da Estação da Cidadania, sede da pasta, e teve como tema “Diálogos Sobre a Abordagem Social para População em Situação de Rua”.
O objetivo foi aprimorar o conhecimento técnico da equipe que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Técnicos da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio participaram da capacitação, trazendo experiências práticas do dia a dia para enriquecer o debate.
Entre os palestrantes estiveram o pedagogo Valnei Alexandre da Fonseca, coordenador técnico de Programas para População em Situação de Rua; a assistente social Valéria dos Santos, da equipe de Gerência; e a assistente social Jane Carvalho Fernandes, da Coordenação Técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social.
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, destacou a importância da iniciativa.
— A capacitação e o aprimoramento de conhecimentos é uma rotina da equipe técnica da Semasc. Na capacitação de hoje visamos qualificar o serviço de abordagem às pessoas em situação de rua de forma acolhedora e humanizada, porque é assim que deve ser. Temos o dever de garantir o acesso dessas pessoas às políticas públicas, visando a ressocialização familiar e comunitária — afirmou.
Além de capacitar, o evento também buscou fortalecer articulações e ações integradas entre os serviços da rede socioassistencial, como o Serviço de Abordagem Social à População Adulta em Situação de Rua, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com atenção também a crianças, adolescentes e famílias.


