Fotos: Jeovani Campos e Roger Silva / PMBR
O prefeito Márcio Canella celebrou neste domingo (07/09), Dia da Independência do Brasil, o tradicional Desfile Cívico de Belford Roxo, realizado na Avenida Carvalhaes, no Centro. O evento, que encerrou a Semana da Pátria, reuniu milhares de pessoas nas arquibancadas e contou com a participação da vice-prefeita Mariana Malta, do secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Cancela, vereadores, secretários municipais e outras autoridades. No sábado (06), a programação havia passado pelo bairro Lote XV.
Durante a abertura, o prefeito destacou que o município vive a sua própria “Independência”, marcada por avanços na segurança, na saúde e na educação desde o início de sua atual gestão.
— A Independência da República foi proclamada em 1822, mas a de Belford Roxo começou em janeiro de 2025, quando retomamos a cidade para os verdadeiros donos: o povo. Colocamos a saúde e a educação para funcionar, oferecemos merenda digna e kit escolar completo. O filho belforroxense precisava sentir prazer em ir para a escola, e hoje nossas crianças estão motivadas a estudar para garantir um futuro melhor — afirmou Márcio Canella, que também ressaltou ser “um prefeito 24 horas à disposição da cidade”.
Cidadania e patriotismo
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, o desfile reforçou valores de civismo e patriotismo. A cerimônia começou com a apresentação dos pavilhões e a execução dos hinos Nacional e de Belford Roxo. Em seguida, passaram pela avenida corporações da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar (39º BPM), Corpo de Bombeiros e Exército, acompanhados da Banda Musical da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sob a regência do maestro Saturnino.
Ao todo, 21 escolas participaram, além de cinco convidadas. A primeira foi a Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, emocionando o público com demonstrações de inclusão e patriotismo. Durante o desfile, alunos representaram o prefeito Márcio Canella e a vice Mariana Malta, em homenagem às autoridades municipais.
Programas em destaque
Diversas escolas apresentaram projetos ligados a programas de governo, como o Tarifa Zero, o Barricada Zero e o podcast “Canella Falou, tá falado”, além de temas atuais como educação especial, acessibilidade, racismo, alimentação saudável, esportes, meio ambiente, EJA e SAEB.
A secretária de Educação, Sheila Boechat, destacou o empenho dos profissionais e a importância da Semana da Pátria.
— As crianças abrilhantaram o civismo da nossa cidade. Estamos trabalhando para levar uma Educação que transforme. Juntos, somos mais fortes — disse.
Público lotou ruas do Lote XV
No bairro Lote XV, a Estrada Manoel de Sá também recebeu grande público no sábado. Creches e escolas desfilaram abordando inclusão, leitura, meio ambiente e cultura, sendo aplaudidas por moradores e familiares.
O encerramento do desfile no Centro contou ainda com a participação de unidades municipais, conveniadas, particulares e estaduais, além da equipe da Secretaria de Educação, que foi homenageada no palanque oficial.


