O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União), aparece como a principal novidade na corrida eleitoral para o Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2026, segundo pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta quinta-feira (4). No levantamento, realizado com 1.100 eleitores entre 29 de agosto e 2 de setembro, Canella surge na segunda colocação, com 8% das intenções de voto. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera com 48%. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.
De acordo com analistas, o desempenho de Canella reflete sua gestão em Belford Roxo, marcada por ações de impacto nas áreas de segurança pública, como a redução de roubos e furtos e a retirada de barricadas, além da implementação de programas sociais como o ônibus gratuito Tarifa Zero e o projeto Café Amigo, que oferece refeições gratuitas no centro da cidade.
No cenário estimulado com a presença de Canella, Paes lidera com 48%, seguido por Canella (8%) e Anthony Garotinho (8%). O general Eduardo Pazuello aparece com 6%, enquanto Washington Reis tem 3%. Rodolfo Landim, Monica Benício e Fabiano Horta somam 2% cada, e Marcelo Itagiba, 1%. Outros 9% não souberam responder e 13% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados.
Em um segundo cenário, com a inclusão do ex-ministro da Economia Paulo Guedes, Eduardo Paes aparece com 49%. Guedes registra 8% e Canella 6%, empatado tecnicamente com Washington Reis (5%). Monica Benício e Wilson Witzel somam 3% cada; Landim, 2%; Itagiba e Fabiano Horta, 1% cada. Nesse caso, 9% não sabem em quem votar e 13% rejeitam todos os candidatos listados.
Na pesquisa espontânea — quando o eleitor cita nomes sem lista prévia —, Eduardo Paes lidera com 15% e Márcio Canella aparece em segundo lugar, com 1%. Outros nomes lembrados foram Rodrigo Bacellar, Garotinho, Wilson Witzel, Washington Reis, Rodolfo Landim, Fabiano Horta, Monica Benício, Dr. Luizinho, Eduardo Pazuello e Paulo Guedes. A maioria dos entrevistados (81%) afirmou não ter candidato.


