Brasileiro sobrevive a acidente com bondinho em Lisboa que deixou 16 mortos

Um brasileiro está entre as vítimas do acidente com o Elevador da Glória, tradicional bondinho turístico de Lisboa, ocorrido na quarta-feira (4). A informação foi confirmada pelo cônsul-geral do Brasil na capital portuguesa, Alessandro Candeas. De acordo com o diplomata, o cidadão brasileiro recebeu atendimento médico ainda no dia do acidente e já recebeu alta. Nenhum dos 16 mortos é de nacionalidade brasileira.

Segundo o primeiro-ministro português, Luis Montenegro, cinco pessoas seguem internadas em estado grave. Ao todo, 38 pessoas estavam no bondinho no momento do descarrilamento. As primeiras apurações apontam que o cabo teria se rompido, fazendo com que o vagão perdesse o freio durante a descida de uma rampa de 265 metros. O bondinho acabou descarrilando em uma curva e colidiu contra um prédio.

Entre os mortos estão quatro cidadãos portugueses, dois da Alemanha, dois da Espanha e outros de Coreia, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos. Meios de comunicação locais informaram que uma família alemã estava entre as vítimas: o pai morreu, a mãe ficou gravemente ferida e uma criança de três anos teve ferimentos leves.

Inaugurada em 1885, a Linha da Glória liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, uma das áreas mais visitadas da capital portuguesa. O trajeto transporta cerca de 3 milhões de passageiros por ano, segundo a prefeitura de Lisboa. O acidente acontece em um momento em que Portugal, especialmente Lisboa, registra recordes de turistas, atraídos pelo centro histórico e pela vida noturna da região.

Mais Matérias

Pesquisar...