Encontro reuniu lideranças, estudantes e especialistas para debater educação, cultura, clima e direito à cidade
O Centro Cultural Meritiense foi palco, no último sábado (30), da 2ª edição do Fórum Regional da Juventude da Baixada Fluminense, promovido pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Criança, Adolescente e Juventude. O evento reuniu autoridades, artistas locais, lideranças jovens de diferentes municípios da Baixada e especialistas convidados, fortalecendo o diálogo sobre políticas públicas voltadas para a juventude.

A programação foi organizada em três painéis temáticos. O primeiro abordou Educação, Permanência e Acesso à Universidade, destacando desafios e estratégias para garantir oportunidades acadêmicas. Na sequência, o debate girou em torno de Clima, Cultura e Resistência, ressaltando o papel dos jovens em questões ambientais e culturais. O encerramento ficou por conta do painel Juventude, Território e Direito à Cidade, que discutiu a participação da juventude na construção de espaços urbanos mais inclusivos e democráticos.
O subsecretário municipal de Criança, Adolescente e Juventude, Mário César Alves, destacou a relevância da iniciativa para Meriti.
– É muito importante e satisfatório observar ideias e sugestões. Me deixa muito entusiasmado, pois eles são o futuro da nossa cidade e de nosso país, afirmou.
Para o professor Alex Pereira, coordenador da Rede Utopia – projeto comunitário de pré-vestibular –, o fórum é um espaço estratégico de reflexão.
– Temos que aproveitar essa chance de pensar e debater políticas públicas no município. O dia de hoje é uma excelente ocasião para apresentarmos ideias e propostas, avaliou.
Representando os estudantes da rede municipal, Sara Hadassa ressaltou a importância de abrir espaço para a voz da juventude.
– O jovem precisa de mais espaço de fala. O evento de hoje não abre espaço apenas para nós, mas para todos que buscam o crescimento de nossa sociedade, concluiu.


