O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) marcou para 5 de outubro a eleição suplementar para prefeito de Três Rios. A decisão foi tomada após a cassação do mandato de Joa Barbaglio (Republicanos) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Solidariedade, o cenário ainda é de indefinição. O presidente estadual do partido, deputado federal Aureo Ribeiro, precisa decidir entre dois pré-candidatos. Um deles é Juarez da Saúde, que foi vice na chapa de Vinícius Farah (União) em 2024 e já anunciou o advogado Rossimar Caiafa (PRTB) como vice. O outro é o pastor e empresário Márcio Poncio, pai da deputada estadual e influenciadora Sarah Pôncio. Márcio, conhecido como “patriarca da família Poncio” e membro da Igreja da Nuvem, foi candidato a deputado federal em 2022 pelo antigo PROS e ficou como segundo suplente, com 33.367 votos.

O calendário definido pelo TRE prevê convenções partidárias entre 20 e 24 de agosto, com prazo final para registro de candidaturas em 29 de agosto. A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 30.
Cassação e nova eleição
A eleição de 2024 foi vencida por Joa Barbaglio, com 60,99% dos votos válidos contra 31,29% de Vinícius Farah. Porém, sua candidatura havia sido questionada desde antes do pleito. O TRE indeferiu o registro por rejeição de contas quando ele era presidente da Câmara de Vereadores, mas Joa conseguiu liminar no TSE e assumiu o cargo em janeiro de 2025.
O processo continuou, e, em 1º de julho deste ano, o TSE confirmou a cassação. Joa já estava afastado desde 9 de junho, quando o ministro André Mendonça revogou a liminar que o mantinha no cargo.
Com Farah fora da disputa — agora no comando do Detran —, a escolha do candidato do Solidariedade passa a ser decisiva para a formação das alianças e para a corrida eleitoral no município.