Encontros fazem parte do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” e vão até o fim de 2025
Na terça-feira (12), professores da rede municipal de São João de Meriti participaram de um encontro de formação no campus da Estácio, em Vilar dos Teles, como parte do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. O programa tem como meta garantir que todas as crianças meritienses sejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recuperação das aprendizagens dos alunos do 3º, 4º e 5º ano afetados pela pandemia.
Fabiana Maciel, articuladora municipal do projeto, destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui para ampliar o desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos matriculados na rede municipal”, afirmou.
A professora Monique Mauler, formadora do encontro, ressaltou a troca de experiências como ponto fundamental do trabalho. “É uma experiência enriquecedora para nós. Nosso objetivo é atingir a recomposição da aprendizagem daqueles alunos que ainda sofrem com uma defasagem, para trazer melhorias para eles e para a educação de Meriti”, disse.
Já a professora do 4º ano, Katherine Serpa, chamou atenção para os desafios do pós-pandemia. “O desafio é trabalhar com alfabetização nesse contexto de globalização, onde as crianças têm acesso às informações e ficaram, por um longo período, afastadas da sala de aula e com muito acesso às telas”, afirmou.
Os encontros acontecerão quinzenalmente, durante o segundo semestre de 2025, e serão direcionados a professores, gestores, orientadores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.