Fiscalização é parte da segunda etapa da operação “Meriti em Ordem”, que mira ferros-velhos e reciclagem ilegal de materiais furtados
Cinco estabelecimentos foram interditados em bairros distintos de São João de Meriti durante a operação “Caminhos do Cobre”, deflagrada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil na quarta-feira (6). A ação contou com apoio técnico e logístico da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Ambiente, Segurança e Obras e Serviços Públicos.
Durante a força-tarefa, foram apreendidos grandes volumes de cabos, equipamentos desviados de concessionárias de serviços públicos e materiais sem origem comprovada. Os autos de interdição e apreensão foram lavrados nos bairros de Vila Juriti, Tomazinho, Agostinho Porto, Vilar dos Teles e Coelho da Rocha. Todo o material foi encaminhado para descarte ambientalmente adequado.
A operação integra a segunda fase do programa municipal “Meriti em Ordem”. Iniciada em janeiro, a primeira etapa teve caráter educativo, com visitas e orientações a ferros-velhos, oficinas e empresas de reciclagem. Agora, a fiscalização é mais rigorosa, visando coibir a receptação de produtos furtados e o descumprimento de normas ambientais.
O prefeito Léo Vieira destacou a importância da articulação entre os poderes municipal e estadual. “Estamos comprometidos com uma cidade mais segura, trabalhando para combater, desarticular e prender aqueles que compram produtos furtados ou roubados. Outras operações serão realizadas para garantir a ordem e a tranquilidade em Meriti”, afirmou.
Já o secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, frisou a continuidade do trabalho. “O objetivo é garantir que os empreendimentos estejam regularizados e dentro da legalidade, respeitando todas as normas. Essa ação conjunta é fundamental para combater o crime ambiental e proteger o espaço urbano de práticas ilegais”, disse.


