Representando o governador Cláudio Castro, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e de Comunicação, Igor Marques, participaram nesta quarta-feira (6) de reuniões estratégicas em Mumbai, na Índia, com empresas líderes nos setores de energia e saúde. A missão tem como foco ampliar investimentos e fortalecer o posicionamento do Rio de Janeiro como destino confiável para novos negócios.
Durante o encontro com executivos da multinacional de biotecnologia Erba Mannheim, a comitiva fluminense discutiu a ampliação da atuação da empresa no estado. A Erba, presente em mais de 100 países e com forte atuação em diagnósticos clínicos, demonstrou interesse em expandir sua rede de atendimento e automação laboratorial no Brasil, especialmente no Rio, onde já participa de eventos técnicos e científicos.
Outra reunião relevante foi com o grupo Kalpataru, que atua com energia e infraestrutura em mais de 75 países. A empresa já mantém presença estratégica no mercado brasileiro de transmissão de energia e Engenharia, Suprimentos e Construção (EPC), e avalia novas oportunidades no território fluminense.
— Nos últimos anos, o Rio tem se consolidado como um ambiente cada vez mais atrativo, e isso é resultado de uma agenda firme de desburocratização, segurança jurídica e modernização da infraestrutura. Com essa missão na Índia, reforçamos o compromisso do Governo do Estado em contribuir para que o RJ se fortaleça como uma potência — destacou Fernanda Curdi.
O secretário Igor Marques também ressaltou o novo momento vivido pelo estado. “Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o nosso estado e estamos trabalhando para atrair empresas reconhecidas internacionalmente, além de tecnologias modernas para atender melhor a população fluminense”, disse.
Energia limpa e ambiente de negócios favorável
O Rio de Janeiro vem se destacando como protagonista na transição energética nacional. O estado é o segundo maior produtor de biogás e biometano do país, além de contar com a segunda maior rede de gasodutos de distribuição. A matriz energética fluminense também está em expansão com investimentos em fontes renováveis como energia eólica, solar fotovoltaica, biogás e hidrogênio.
Paralelamente, o estado também registra avanços no ambiente de negócios. Mais de 50 mil empresas foram abertas nos sete primeiros meses de 2025. Apenas em julho, mais de 7.500 novos negócios foram formalizados, um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
 
								 
								 
				

