O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deu um passo importante para modernizar a atuação das forças policiais no estado ao instituir oficialmente o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). A medida foi publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial, e tem como objetivo centralizar e compartilhar dados entre as polícias Civil e Militar e demais órgãos do Sistema de Justiça Criminal.
A nova plataforma promete aprimorar o planejamento das políticas públicas de segurança, acelerar o atendimento ao cidadão e aumentar a eficiência das operações policiais. “Estamos dando um passo decisivo rumo a uma segurança pública mais moderna, eficiente e conectada. A integração das informações vai fortalecer a atuação das nossas forças de segurança e beneficiar diretamente a população fluminense”, afirmou Cláudio Castro.
Sob a gestão da Secretaria de Segurança Pública, com apoio técnico do PRODERJ, o sistema contará com uma coordenadoria própria. A expectativa é que o SISP comece a operar nos próximos 90 dias. Já a integração dos sistemas atuais deverá ser concluída em até 180 dias após o início da implantação.
Para o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, o SISP representa um salto de qualidade na forma como o estado organiza suas respostas diante da criminalidade. “A partir dessa integração teremos mais agilidade na tomada de decisões e no combate à criminalidade”, destacou.
A criação do SISP se soma a uma série de investimentos feitos pelo governo estadual na área da segurança pública. Segundo o Executivo, já foram destinados mais de R$ 4,5 bilhões para modernização de softwares, tecnologias de inteligência e compra de equipamentos, reforçando o compromisso de proteger a população fluminense.


